segunda-feira, 16 de junho de 2014

Projeto da Biblioteca: O Patinho Feio!


Esta semana apreciamos o clássico infantil de Hans Christian Andersen: “O Patinho Feio”. A professora Andrea mostrou duas versões da mesma narrativa, mas nos contou a história com a versão de Ruth Rocha e ilustrações de Avelino Guedes.

Depois fizemos a apreciação de duas versões dos desenhos animados de Walt Disney, para compararmos com a versão do original do dinamarquês Hans Christian Andersen. A primeira versão é de 1931 em preto e branco, e o Patinho Feio é preto e nasce no ninho de uma galinha. A segunda versão é de 1939, com a animação colorida, onde o Patinho Feio ainda filhote encontra a sua mamãe. Estes desenhos animados fazem parte da coleção Treasures (Tesouros), onde há uma seleção de clássicos animados de Walt Disney, com histórico musical.

Na semana anterior, tínhamos feito nossas sapatilhas de ballet de Pe-legrino, da história de Pe-legrino e Pe-trônio, do autor Ziraldo. Nesta semana fizemos as chuteiras de Pe-trônio que queria ser jogador de futebol e, estes dois pés, acabaram se tornando os pés do jogador de futebol Pelé. Cada chuteira era do tamanho do pé de cada jogador! Fizemos nas cores: verde e amarelo, porque nossa Escola foi a Equipe da Austrália na Gincana Bola na Rede. Como a Austrália tem o seu fardamento oficial de futebol nas cores amarelo e verde, como o Brasil, aproveitamos a semelhança e produzimos nossas chuteiras!

Dançamos, cantamos e nos divertimos imitando o Pato da obra Arca de Noé de Vinícius de Moraes. Esta poesia em forma de canção fez a alegria de todos.

                       Professora Andrea

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Projeto da Biblioteca: O Lago dos Cisnes!


Nesta semana ouvimos a Lenda Européia, O Lago dos Cisnes. Apreciamos a obra adaptada por Lee Ji Yoeng e com a trilha sonora de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, foi uma grande emoção.

Reconhecemos a Valsa Nº 2, pois já havíamos dançado com os tules coloridos!

Como fonte de inspiração, fizemos sapatilhas de ballet. Lembramos da história de Pe-legrino e Pe-trônio, do autor Ziraldo. O Pe-legrino queria ser bailarino como o Nureyev. Cada sapatilha era do tamanho do pé de cada bailarino! As meninas fizeram suas sapatilhas cor de rosa e os meninos pintaram as suas na cor preta e, no final, decoramos com purpurina. As sapatilhas masculinas são em cores discretas: bege, marrom, cinza e preta e as femininas são quase sempre cor de rosa.
Fizemos alongamento ao som da música: Balé, da dupla Palavra Cantada. Utilizamos posições do repertório do ballet clássico.

Aos poucos estamos apreciando a obra de Tchaikovsky criada para o ballet, onde tudo é música, corpo e movimento. Descobrimos que uma história pode ser contada sem haver a fala.



Professora Andrea