Para descobrir um pouco mais sobre o significado da Páscoa para as famílias da FE5 C, fizemos uma pesquisa de tema de casa. Depois realizamos a leitura desta e organizamos um levantamento com os resultados. Vimos que:
Os historiadores contam que a celebração da Páscoa era feita desde a antiguidade, principalmente pelos povos europeus, mas com o objetivo de comemorar a entrada da primavera, que representava e ainda representa uma estação que traz vida e a possibilidade de plantio e colheita de alimento. Com o passar dos anos passou a ter significações religiosas, com interpretações diferentes dependendo da religião.
Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
Na turma, após a pesquisa com as famílias percebemos que:
15 famílias são católicas, sendo que 6 são praticantes.
8 famílias são evangélicas, sendo 7 praticantes da religião,
1 família se denominou somente cristã.
Percebemos ainda que para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida - marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho - comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.
Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica são rituais de passagem:
- Páscoa Cristã - lembra a jornada de Jesus da morte à vida.
- Páscoa Judaica - travessia pelo Mar Vermelho, da escravidão à liberdade.
Além de toda a significação religiosa, a Páscoa é uma comemoração alegre para as crianças, pois é repleta de símbolos. Tais como:
O coelho da Páscoa representa a abundância de vida, pelo fato da prole deste animal ter um grande número de filhotes. Isto se relaciona com o cristianismo pela perspectiva da Vida Nova anunciada por Jesus em sua ressurreição, além de lembrar a fecundidade da palavra de Deus entre os povos. Este símbolo foi trazido para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII. Era tradição em vários países contar às crianças que o coelho visitava as casas e escondiam os ovinhos para que elas os procurassem, tradição esta que ocorre até os nossos dias e é bem divertida!
A FE5 C recebeu a visita deste amiguinho. Ele ficou bem tranquilo, até aceitou receber carinho.
Na próxima postagem da turma, falaremos sobre o significado de outro símbolo da Páscoa. Aguardem.
Prof Camila
Camila, que interessante a maneira como você abordou o tema. Nem só do ponto de vista católico, nem só do apelo comercial. Belíssimo trabalho. Mais interessante ainda foi escutar os amiguinhos da FE5 C dividindo seus aprendizados com os demais coleguinhas da escola, como fizeram na apresentação da semana passada.
ResponderExcluirFE5 C adoro vocês!!!
Bjão