segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Projeto da Biblioteca: A Lua!


            A partir das atividades desenvolvidas com a Lua e o Sol, apreciamos outras obras que falam sobre a Lua e as explicações que temos para compreendermos como tudo surgiu.
            Nesta semana ouvimos a história A Criação do Mundo da Bíblia, com dois referenciais diferentes, a Bíblia com a Turma da Mônica e a Bíblia para Crianças em Rimas. E para completar, a obra literária Lua Cheia Amarela de Roseana Murray, impulsionou as nossas apreciações artísticas e que foram ingredientes fundamentais para o nosso processo criador.

            Realizamos uma técnica de relaxamento corporal, com aroma de arruda e alecrim, alongando o corpo ou som da música “Clair de Lune” (Clarão da Lua) do compositor francês Claude Debussy.

            Apreciamos a pintura de Tarsila do Amaral “A Lua” e conhecemos um pouco sobre esta artista plástica brasileira, reconhecida internacionalmente.

            Depois criamos magia a partir de um giz de cera branco em folha branca e o tom da noite apareceu quando pintamos com anilina roxa. A mágica aconteceu e os desenhos apareceram!


            Professora Andrea

segunda-feira, 15 de setembro de 2014



Projeto da Biblioteca: Lua!


            Nossa fonte de inspiração foi a Lua. Apreciamos as obras de Mary e Eliardo França “Lua Cheia” e tivemos a visita dos Pingos contando estas histórias. A curiosidade aumentou e aprofundamos com a história da Coleção Pedacinho do Céu “A Lua Brilhante” de Silvia Helena Roos Lencine, com ilustrações de Lie A. Kobayashi.
            Relacionamos o dia e a noite com o sol e a lua, o claro e o escuro! Assim pudemos fazer uma relação com a Lenda Européia “O Lago dos Cisnes” e criamos cisnes com a impressão das palmas das mãos, utilizando o branco e o preto. A Princesa Odete é o cisne branco e a filha do Conde Rothebar, a Odile é o cisne negro.
            A turma da Faixa Etária 3 A elaborou uma noite de lua cheia, colando a tampa metálica de um pote, pintando de azul escuro o céu. Essa técnica deixou a lua bem brilhante!


            Professora Andrea

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Projeto da Biblioteca: Sol!


            Nossa fonte de inspiração foi o Sol. Apreciamos as obras de Mary e Eliardo França “Dia de Sol” e tivemos a visita dos Pingos contando esta história. A curiosidade aumentou e aprofundamos com a história da Coleção Pedacinho do Céu “O Solzinho Amarelo” de Silvia Helena Roos Lencine, com ilustrações de Lie A. Kobayashi.

            Relacionamos o dia e a noite com o sol e a lua, o claro e o escuro! Assim pudemos fazer uma relação com a Lenda Européia “O Lago dos Cisnes” e criamos cisnes com a impressão das palmas das mãos, utilizando o branco e o preto. A Princesa Odete é o cisne branco e a filha do Conde Rothebar, a Odile é o cisne negro.

            As turmas fizeram suas impressões individuais e a turma da Faixa Etária 3 A fez uma produção coletiva e você pode conferir no corredor de nossa escola. Aproveite para conhecer um pouco sobre a Lenda e os seus personagens!

            A turma do Faixa Etária 3 A criou um sol, utilizando pedacinhos de papéis coloridos nos tons: vermelho, laranja e amarelo. Esta técnica de colagem deu um colorido especial.


            Professora Andrea

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Projeto da Biblioteca: Mostra Literária!


            A fonte de inspiração da Mostra Literária da EMEI Marina Garbarino no ano de 2014 é Clássicos da Literatura e Clássicos Contemporâneos.

            O trabalho desenvolvido na Biblioteca iniciou com a Poesia “A Bailarina” de Cecília Meireles e deu-se o início para este universo repleto de magia, através da obra de Hans Christian Andersen, “O Soldadinho de Chumbo”. O artista Darcy Penteado, com sua obra “Figurino de Sonata de Angústia, Ballet do IV Centenário da cidade de São Paulo”, impulsionou nosso potencial artístico, e através de sua visão, criamos nossas bailarinas.

A leveza do ballet, foi apreciada na Lenda Européia “O Lago dos Cisnes”, na versão do livro, da música de Tchaikóvski e do espetáculo de ballet, integrando a fábula, com a música para ballet de repertório.

            O Clássico Contemporâneo “Pelegrino e Petrônio” de Ziraldo, impulsionou nossa criatividade com os pés do bailarino Nureyev e do jogador de futebol Pelé.

            Toda a beleza das bailarinas, foi retratada pelo artista francês Edgar Degas, conhecemos suas obras, sua história e a partir desta visão, pudemos criar: “A Série: As Bailarinas de Edgar Degas”.

            Voamos alto com nossa imaginação e o Clássico “Romeu e Julieta” do dramaturgo inglês William Shakespeare, trouxe ainda mais romance para as histórias. Criamos asas de borboletas coloridas, pois “Romeu e Julieta”, o clássico contemporâneo de Ruth Rocha abordado na versão desta autora, nos fez voar longe com a imaginação.

            Todo o colorido que envolve nossas criações, sempre nos faz retomar a origem das cores e a grandeza de um Arco-íris. A Arca de Noé compõe um clássico da literatura e os Pingos de Mary e Eliardo França, com sua obra contemporânea, fazem com que as cores ganhem vida através de seus personagens.

            A literatura vista como arte, fez a arte imitar a vida e a vida imitar a arte. O trabalho desenvolvido na Biblioteca tem música, poesia, dança, teatro, magia e muita imaginação. Um caminho surgiu apontando a direção em uma produção coletiva com cores e passos “Juntos caminhamos na direção de um mundo melhor”!
      
     Professora Andrea