segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Projeto da Biblioteca: Mostra Literária!


            A fonte de inspiração da Mostra Literária da EMEI Marina Garbarino no ano de 2014 é Clássicos da Literatura e Clássicos Contemporâneos.

            O trabalho desenvolvido na Biblioteca iniciou com a Poesia “A Bailarina” de Cecília Meireles e deu-se o início para este universo repleto de magia, através da obra de Hans Christian Andersen, “O Soldadinho de Chumbo”. O artista Darcy Penteado, com sua obra “Figurino de Sonata de Angústia, Ballet do IV Centenário da cidade de São Paulo”, impulsionou nosso potencial artístico, e através de sua visão, criamos nossas bailarinas.

A leveza do ballet, foi apreciada na Lenda Européia “O Lago dos Cisnes”, na versão do livro, da música de Tchaikóvski e do espetáculo de ballet, integrando a fábula, com a música para ballet de repertório.

            O Clássico Contemporâneo “Pelegrino e Petrônio” de Ziraldo, impulsionou nossa criatividade com os pés do bailarino Nureyev e do jogador de futebol Pelé.

            Toda a beleza das bailarinas, foi retratada pelo artista francês Edgar Degas, conhecemos suas obras, sua história e a partir desta visão, pudemos criar: “A Série: As Bailarinas de Edgar Degas”.

            Voamos alto com nossa imaginação e o Clássico “Romeu e Julieta” do dramaturgo inglês William Shakespeare, trouxe ainda mais romance para as histórias. Criamos asas de borboletas coloridas, pois “Romeu e Julieta”, o clássico contemporâneo de Ruth Rocha abordado na versão desta autora, nos fez voar longe com a imaginação.

            Todo o colorido que envolve nossas criações, sempre nos faz retomar a origem das cores e a grandeza de um Arco-íris. A Arca de Noé compõe um clássico da literatura e os Pingos de Mary e Eliardo França, com sua obra contemporânea, fazem com que as cores ganhem vida através de seus personagens.

            A literatura vista como arte, fez a arte imitar a vida e a vida imitar a arte. O trabalho desenvolvido na Biblioteca tem música, poesia, dança, teatro, magia e muita imaginação. Um caminho surgiu apontando a direção em uma produção coletiva com cores e passos “Juntos caminhamos na direção de um mundo melhor”!
      
     Professora Andrea

Nenhum comentário:

Postar um comentário